LIDE Ribeirão Preto discute o futuro da educação e negócios através do metaverso

Empresários de Ribeirão Preto estiveram presentes em palestra sobre os mitos, verdades e oportunidades desta realidade paralela.

Conversar sobre inovação, futuro da educação, novas formas de aprendizagem e até de consumo, além do papel das empresas e da comunicação neste cenário foram alguns dos assuntos discutidos por Flávio Tavares e Walter Longo, durante a palestra “Mitos, Verdade e Oportunidades no Metaverso”. O evento foi promovido nesta quinta-feira (22) para os filiados do LIDE Ribeirão Preto.

O Brasil é o país que passa mais tempo conectado em aplicativos no mundo, sendo 5,4 horas por dia nas redes sociais. Estamos vivendo a Era da Informação e sendo impactados por muitos dados, mas ao mesmo tempo desenvolvendo pouco aprendizado e o metaverso é uma das respostas mais adequadas para os anseios do mundo e revolução da educação com o objetivo de gerar mais aprendizado.

“Não é mais sobre o que se quer ensinar, mas sobre o que se quer aprender. A discussão não é mais a de tornar colaboradores mais produtivos, mas é formar seres humanos melhores”,

Esta foi uma das frases de Flávio Tavares, CEO da Upper e da Escola do Metaverso, que deu início ao bate-papo.

Para Tavares, a educação precisa gerar significado e hoje, as jornadas da educação não são mais pedagógicas, onde o aluno é direcionado para o que vão aprender e como irão aprender. “As novas jornadas da educação são heutagógicas, as pessoas escolhem o que querem aprender e como querem aprender, se conectando com pessoas que estão em sintonia com você”, explicou.

Mas o que é o Metaverso?

A pandemia acelerou todo este movimento tecnológico e inovador, apressando a chegada do metaverso, permitindo que relacionamento com família, amigos, colegas de trabalho e qualquer outra conexão mesmo à distância. “O metaverso está se aproveitando deste movimento para fazer um movimento global, já que a pandemia antecipou em uma década esta tendência”, contou Walter Longo, idealizador especialista em Inovação e Transformação Digital.

O conceito Metaverso significa replicar sua vida, sua rotina, seus interesses e suas relações no universo digital. “No plano digital, vamos criar um gêmeo digital (um avatar) e lá vamos construir nossa casa, passear no shopping, frequentar bar, estudar e ir a shows com os amigos, ou seja, as mesmas coisas do mundo real”, explicou Longo.

Esta dupla vida traz um resultado emocional chamado ‘Dualidade inclusiva’, onde será possível viver como se fosse apenas uma vida, o que não se difere muito do que as pessoas vivem nas redes sociais, como quando não tem seguidores ou likes, ao compartilhar toda a vida e rotina virtualmente.

Empresas de diversos segmentos já estão no metaverso, com Nike, Adidas, Mercedes, Tesla, grifes como Gucci, Dior e Balenciaga fazem desfiles de moda, Coca-cola e MC Donalds, além das brasileiras Consul, Lacta e Banco do Brasil que também vendem seus produtos na realidade virtual.

Portanto, o metaverso é considerado o novo ambiente do futuro da Internet, o metaverso é uma nova forma de encarar o mundo e irá representar um universo maior do que existia até recentemente, mas com inúmeras camadas de ampliação da experiência humana.

Segundo Fábio Fernandes, Presidente do LIDE Ribeirão Preto, “o objetivo do bate-papo foi trazer mais conhecimento para os filiados sobre o que é o metaverso, qual o seu impacto no crescimento de uma empresa, além de ajudar os interessados a formar uma opinião baseada em conteúdos profundos sobre a plataforma”.

Upper

Idealizada e desenvolvida pelos sócios Walter Longo e Flávio Tavares, a Upper cria projetos de educação, com conteúdo disponibilizado por meio de uma plataforma exclusiva de streaming para notáveis players do país. A empresa aposta no conceito de ADucation, que une o poder da publicidade ao propósito da educação. Tudo isso é feito com um elemento fundamental: a paixão pela educação como forma de transformar o mundo. Fundaram a Escola do Metaverso.

Sobre o LIDE Ribeirão Preto

O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.

Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação

Contatos da equipe: (16) 99991-5904/ (17) 99731-3210 / (17) 99785-5669

Anterior
Anterior

Cobertura fotográfica Encontro LIDE Mulher com Milena Satyro

Próximo
Próximo

Cobertura fotográfica Encontro LIDE Ribeirão Preto com flávio Tavares e Walter Longo